Criar imagem ISO no Windows 7


No tutorial do TechTuto em que ensinamos como criar uma imagem, falamos que o Windows 7 também possui um aplicativo para criação de imagens. Neste tutorial vocês aprenderão como criar uma imagem usando esse recurso pouco conhecido do Windows 7.
É importante ressaltar que a criação de imagens usando o próprio Windows 7 é bem limitada, pois funciona apenas com o sistema que está instalado na máquina e não permite muita personalização. Porém, para a maioria dos usuários, este recurso pouco conhecido resolve o problema da criação de imagens. Veja como é simples criar uma imagem do sistema no Windows 7:
Passo 1. Escolha um local para guardar a imagem. O ideal é usar um HD externo (aqueles que podem ser ligados numa porta USB, por exemplo). Se não puder usar este tipo de HD, o melhor é criar uma partição no HD para poder guardar a imagem.
O TechTudo tem dois tutoriais que explicam como criar uma partição extra no HD sem ter que formatar: Um usando o próprio Windows 7 e outro com o auxílio do programa MiniTool Partition Wizard. Essa partição deve ter um tamanho suficiente para guardar a imagem. Por exemplo, se o Windows está instalado numa partição de 500 GB, mas ocupa apenas 40 GB dessa partição, uma partição extra de 40/50 GB será suficiente para guardar a imagem do sistema.
Passo 2. Acesse o Painel de Controle do Windows e dentro de Sistema e Segurança escolha a opção Fazer Backup do Computador;
Imagem do Windows 7 - Passo 2
Passo 3. Na janela que se abrir escolha a opção Criar uma imagem do sistema;
Imagem do Windows 7 - Passo 3
Passo 4. Escolha o local onde a imagem será armazenada. Note que neste exemplo, a imagem será guardada em uma partição extra criada no Passo 1. Mas a imagem também poderia ser armazenada em DVDs ou até mesmo em outro computador ligado em rede. A escolha pela partição extra ou outro HD é a mais rápida e mais fácil de restaurar no caso de algum desastre.
Imagem do Windows 7 - Passo 4
Passo 5. Confirme as configurações de backup clicando no botão Iniciar backup. Note que, neste exemplo, o programa avisa que a imagem (backup) poderá ocupar até 18 GB.
Imagem do Windows 7 - Passo 5
Passo 6. O processo de criação da imagem é iniciado.
Imagem do Windows 7 - Passo 6
Passo 7. Quando o processo termina, aparece uma tela que sugere a criação de um disco de reparação. Este disco é necessário para a restauração da imagem. Coloque um CD/DVD virgem em seu gravador e clique em Sim.
Imagem do Windows 7 - Passo 7
Passo 8. Se a imagem foi criada corretamente, deverá aparecer uma pasta com o nome WindowsImageBackup na partição usada para armazenamento da imagem. A pasta contém a imagem para restauração do sistema.
Imagem do Windows 7 - Pasta com Imagem
Pronto! Agora você criou uma imagem do sistema no Windows 7. Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de participar nos comentários.