Saber Se O site É Seguro


Nos dias de hoje, existem muitos sites falsos e armadilhas na Web. Mas os internautas podem e devem navegar com segurança. Uma ferramenta muito boa para detectar sites falsos é o “Web of Trust” , que contem uma lista com mais de 21 milhões de sites para você ter a certeza de uma navegação segura. Com essa ferramenta você pode também aumentar a proteção para crianças e desativar pop-ups. Há ainda uma versão da ferramenta para daltônicos, o que contribui para a inclusão de todos numa rede mais segura. Acesse o site Mywot e confira!
Se você quer fazer compras pela internet, verifique se a loja informa CNPJ, telefone e endereço. Você pode verificar se as informações são verídicas no site da Receita Federal. Endereços de sites seguros geralmente usam “https”, onde o “s” simboliza uma transação segura. Veja também se o site da empresa tem selos de “Internet Segura” e “Site Seguro”. Verifique se possui certificado digital SSL. Se você usa o Internet Explorer, pode verificar de ele tem um certificado SSL clicando no menu “Arquivo”, em seguida em “Propriedades” e depois em “Certificados”.
Se você usa o Internet Explorer 8, você pode acessar o menu “Segurança”, onde você terá acesso a outras opções como verificar a política de privacidade da página da web, relatório de segurança e a possibilidade de usar o Filtro de SmartScreen, que serve pra analisar sites e determinar se eles têm alguma característica que possa ser considerada suspeita.
Site Confiável
Se você utiliza outros navegadores pode conferir o Certificado SSL clicando no símbolo do cadeado que aparecerá na parte inferior do seu navegador.