Transforme suas fotos em obras de arte com essas técnicas de pintura


Transforme suas fotos em obras de arte com essas técnicas de pintura

Postado por Redação Photoshop Creative em 26/09/2012 às 16h 41min

Misturando mídias tradicionais e digitais neste criativo tutorial do Photoshop



 Por Dani Dixon



Programas como o Photoshop oferecem muita liberdade criativa, mas de tempos em tempos é bom relembrar os bons e velhos métodos e técnicas tradicionais. Neste tutorial, criaremos algumas texturas pintadas para escanear e transferir ao Photoshop, usando-as para dar um toque de gênio à sua criação!

A paleta Layer e as opções de mesclagem do programa têm um papel primordial neste projeto, pois nos permitem reunir os elementos escaneados para criar uma imagem final que não teria sido possível sem perder um bom tempo (para esperar que a tinta seque) e fazer bastante sujeira.

Tire as tintas do armario e prepare uma foto inicial, ou então, carregue todos os arquivos iniciais que oferecemos em nosso site. Lá você encontra uma porção de manchas de tinta, mais um retrato para você usar.
 

Passo a passo

Libere seu artista interior


01 Faça um pouco de sujeira

Antes de tudo, precisamos criar uma
ampla variedade de pinceladas para
escanear. Usamos uma porção de pincéis,
espátulas e esponjas para conseguir belas
manchas. Mantenha a variedade e escolha
cores complementares, pois elas não serão
alteradas no Photoshop.



02 Prepare a tela

Enquanto espera que a tinta seque (ou quando estiver pronto!), abra a foto inicial oferecida em nosso site. Clique duas vezes na camada de fundo na paleta Layer para desbloquear. Aumente o tamanho da imagem para que ela fique maior usando Alt/Opt + Ctrl/Cmd + I, com a caixa Constrain Proportions marcada.



Dica Pinceladas no Photoshop
Vá a Window > Brush e, nessa paleta, selecione o pincel desejado. Neste caso, escolhemos Oil Medium Wet Flow. Altere Angle na seção Brush Tip Shape rotacionando o ícone e configure as outras opções. Ajuste a opacidade e o fluxo para simular a pressão caso você não esteja trabalhando com uma tablet. Defina se as bordas da pincelada devem ser suaves como em uma aquarela ou mais sólidas.


03 Escaneie as manchas

Escaneie suas pinceladas e abra o Photoshop. Quem não possui um scanner não precisa se preocupar, pois as manchas usadas em nosso exemplo estão disponíveis no site da revista.